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Narrativa em diários reflexivos: construção de identidades sociais na aula de português.

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dc.contributor.author Farias, Allisson Sales de
dc.date.accessioned 2016-11-01T21:36:06Z
dc.date.available 2016-11-01T21:36:06Z
dc.date.issued 2013-09-10
dc.identifier.other CDD 305
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11617
dc.description FARIAS, A. S. Narrativa em diários reflexivos: construção de identidades sociais na aula de português. 2013. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Durante as discussões nas aulas de estágio supervisionado do curso de Letras/UEPB (Campus VI), emergem inquietações sobre a questão metodológica do ensino e aprendizagem de língua portuguesa na realidade escolar da região do cariri. Diante da importância de se considerar a prática de ensino como uma atividade interativa e dialógica (BAKHTIN, 2003), surgiu a necessidade de refletir sobre as temáticas que envolvem a aula, o professor e os alunos de língua portuguesa a partir de um olhar relativamente novo: o olhar alunos do Ensino Médio. Assim, nasceu a ideia de realizar um trabalho de pesquisa com alunos do ensino médio da Escola estadual do Congo-PB, o qual teve por base a produção de uma sequência didática (SCHNEWLY; NOVERRAZ; DOLZ, 2004) com diários reflexivos sobre a aula de português (MACHADO, 1998; VILLAS BOAS, 2008; BATISTA, 2012). Desse modo, este estudo visa a observar, descrever e interpretar as narrativas produzidas em diários reflexivos pelos alunos do ensino médio no período do estágio de intervenção, em que eles relatam, subjetivamente, o modo como enxergam a vida, as aulas e o professor de português. Mais precisamente, o estudo buscou identificar de que maneira as identidades podem ser construídas através das narrativas sobre a aula de português, sobre a didática do professor e sobre os próprios alunos. O trabalho para a produção dos diários foi desenvolvido ao longo dos módulos da sequência didática, com os alunos do 2º ano Ensino Médio, nas aulas de estágio supervisionado e, para complementar o corpus da pesquisa, foi solicitado, também, em outras turmas do ensino médio. Depois de produzidos, os diários reflexivos de todos esses alunos foram coletados com seus consentimentos. Delimitamos o corpus da pesquisa em 6 (seis) diários reflexivos desses alunos, sendo 2 (dois) sobre as aulas e o professor de língua portuguesa em sua realidade de sala de aula; 2 (dois) que narram a vida dos alunos e mais 2 (dois) que descrevem tanto sobre o aluno e as aulas, como a imagem do professor de português. A análise fundamentou-se nas discussões fornecidas entre os autores que tratam do gênero discursivo (BAKHTIN, 2003), tendo o diário reflexivo (MACHADO, 1998; VILLAS BOAS, 2008; BATISTA, 2012) como ferramenta indispensável para encontrar narrativas em que se constroem identidades sociais (BRAIT, 1998; HOFFNAGEL, 2010), dando suporte reflexivo ao profissional da educação na melhoria de sua prática educativa (KLEIMAN, 2008; REICHMANN, 2009). Os resultados apontam que as narrativas dos diários desses alunos trazem uma reflexão muito relevante quanto à configuração das aulas de português e às identidades construídas no âmbito do processo de ensino/aprendizagem, possibilitando ao professor ampliar sua visão sobre como melhorar sua forma de trabalhar com a língua portuguesa na atualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Ludmila Mota de Figueiredo Porto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Diário reflexivo pt_BR
dc.subject Aula de português pt_BR
dc.subject Ensino da língua portuguesa pt_BR
dc.title Narrativa em diários reflexivos: construção de identidades sociais na aula de português. pt_BR
dc.type Other pt_BR


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