Resumo:
Durante muito tempo a disciplina de química tem sido considerada por vários educandos e educadores uma das áreas mais difíceis para o desenvolvimento da aprendizagem. No ensino da Química Orgânica, tem-se uma dificuldade na visualização tridimensional das moléculas. A utilização de modelos moleculares desenvolve uma habilidade cognitiva importante para a compreensão da geometria dos compostos químicos. Diante disso, esse trabalho foi elaborado e executado nas turmas dos 3º Anos A e B do Ensino Médio no turno da manhã na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão - Araruna-PB e visou realizar a confecção de conjuntos de modelos moleculares versáteis a partir da bolinha de isopor, com o qual pretende-se facilitar a assimilação e o aprendizado de conceitos químicos que envolvam ligações químicas, geometria molecular e a química orgânica. Nesse trabalho foi desenvolvido jogos de modelos moleculares de baixo custo confeccionado promovendo uma melhor forma de compreensão do ensino de química em termos qualitativos auxiliando na compreensão da teoria. O modelo molecular confeccionado com bolinhas de isopor servirá de apoio ao desenvolvimento teórico do aluno e ajudará na abertura de novos horizontes para a compreensão do comportamento espacial dos átomos num arranjo molecular. Após a construção, buscou-se relacioná-las ao conteúdo apresentado. Esta estratégia se apresentou de forma eficaz, pois dinamizou o ensino da química, contando com a interação dos alunos, que tiveram uma melhor clareza com relação à forma tridimensional dos compostos. Os modelos foram idealizados e concebidos pelos próprios estudantes, que demonstraram muito interesse e comprometimento em seu desenvolvimento. A motivação dos participantes, o aumento de rendimento, do entendimento e visão da geometria espacial, monitorados sempre por avaliações de sondagem, foram os resultados mais interessantes.
Descrição:
FARIAS, Renata Cláudia Claudiano de. Construção de modelos moleculares para o ensino de Química utilizando bolinhas de isopor na representação tridimensional das cadeias carbônicas. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]