UEPB - Repositório Digital

Avaliação escolar: práticas e desafios no cotidiano de uma escola pública

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moraes, Paolla Bonifácio Borges de
dc.date.accessioned 2013-07-22T17:28:08Z
dc.date.available 2013-07-22T17:28:08Z
dc.date.issued 2013-07-22
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1166
dc.description MORAES, P. B. B. de. Avaliação escolar: práticas e desafios no cotidiano de uma escola pública. 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Historicamente, discutir sobre avaliação na educação nunca foi uma das tarefas mais simples, haja vista grande parte dos professores não ter uma clareza conceitual nem tampouco consensual em relação a essa temática. Atualmente, no Brasil, a grande problemática do contexto educacional é busca pela efetiva aprendizagem dos alunos, verificado normalmente por meio de uma avaliação que será apenas para diagnosticar erros ou acertos, no desenho de propostas que buscam quantificar os resultados da aprendizagem pela média, tornando o fator “nota” uma medição do que foi ou não assimilado no processo educativo. Diante de tantas questões envolvendo a prática da avaliação, torna-se imprescindível dar novos rumos e propor novas possibilidades que modifiquem o cenário da avaliação no contexto educativo. Nessa abordagem não só os professores devem mudar conceitos, mas todos que fazem parte da comunidade educacional. Este trabalho monográfico foi fundamentado nas concepções teóricas de autores que discutem a problemática da avaliação, como: Esteban (2003); Hoffmann (2005) e Luckesi (2006).Nesse sentido, é objetivo desse trabalho identificar como os professores do ensino fundamental e médio da escola “Sabedoria” – localizada no município de Cacimba de Dentro, no estado da Paraíba, vêm desenvolvendo suas práticas avaliativas em sala de aula. Diante das discussões acerca do processo avaliativo, este trabalho se justifica pela necessidade de identificar qual a função da avaliação e como a mesma vem sendo realizada no ambiente escolar; em uma rede pública na Paraíba. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco José Dias da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Práticas avaliativas pt_BR
dc.title Avaliação escolar: práticas e desafios no cotidiano de uma escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta