Resumo:
A prática do ensino da Física pode tornar-se mais eficaz quando envolvida por um conhecimento conectado a realidade presente na vida do discente, de modo que o estudante possa ser capaz de compreender um pouco do universo a sua volta. Pesquisadores da área apontam que existem possibilidades para desenvolver essa prática, por meio de abordagens pedagógicas, dentre as quais destacamos o uso da abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) e a abordagem experimental. A abordagem CTS é um bom método de construção do conhecimento, essencialmente porque contribui para uma visão mais realista do campo de ação das ciências exatas. A prática experimental aproxima o corpo discente do mundo das aplicações das referidas leis, tornando o ensino da Física algo mais atraente e agradável. Relatamos a experiência vivenciada em dois anos de atividades em duas escolas de ensino médio, com foco em práticas pedagógicas com tais abordagens. Descrevemos algumas ações vivenciadas experimentalmente envolvendo pesquisas sobre aplicações tecnológicas correspondentes à diversos fenômenos e suas respectivas conexões com a Física resultando em planejamentos de aulas mais interessantes. Essas aulas foram envolvidas por atividades experimentais relacionadas à visão tridimensional, a óptica ocular, funcionamento de sensores de luz, entre outros temas.
Descrição:
TOLEDO, Sérgio Soares de. Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e atividades experimentais no ensino de Física. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]