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Introdução: O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que afeta múltiplos aspectos da forma como uma criança vê o mundo e aprende a partir das suas próprias experiências apresentando dificuldade de compreender seu corpo em sua globalidade, em segmentos, assim como seu corpo em movimento. Quando partes do corpo não são percebidas e as funções de cada uma são ignoradas, pode-se observar movimentos, ações e gestos pouco adaptados com interferência direta em sua psicomotricidade O movimento tridimensional do cavalo transmite ao cavaleiro uma sequência de movimentos com ciclos de movimentos semelhantes ao do homem durante sua andadura natural, provocando estimulação das reações neuromusculares, favorecendo o equilíbrio. Objetivo:Nesse sentido o objetivo do estudo é realizar uma revisão sistemática do material disponível a respeito dos efeitos da equoterapia em crianças com transtorno do espectro autistas. Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados BVS ( LILACS, MEDLINE, PUBMED), SCIELO, Google Acadêmico e PEDro, com os seguintes critérios: ser publicado entres os anos de 2010 e 2016, ter população com idade menor que 18 anos e de ambos os sexos; estarem incluídos em estudos clínicos randomizados e estudos experimentais e estarem escritos nas línguas inglês e português. Resultados: Ao total de 104 artigos relacionados ao tema e após critérios adotados para exclusão, cinco estudos foram selecionados para a parte de análise crítica do conteúdo. Discursão: o presente estudo de revisão encontrou evidencias que mostraram a equoterapia é um tratamento benéfico para crianças com com transtorno do espectro autista. Conclusão: Concluímos então que a equoterapia pode sim vir a ser um ótimo tratamento em crianças autistas, pois como vimos em todos os artigos científicos que utilizamos nesse trabalho houve várias comprovações de que o tratamento com cavalo traz diversos benefícios para essas crianças. |
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