dc.description.abstract |
Durante a realização do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa (LP) pode-se
perceber as dificuldades pelas quais o ensino de LP vem atravessando ao longo dos anos –
problemas no que diz respeito à leitura, à produção da escrita, à gramática e à literatura.
Esse cenário fez surgir a seguinte inquietação: de que forma o ensino da literatura, nas
aulas de LP, se inserem no quadro geral do ensino de língua materna? Desse modo,
objetivou-se analisar e discutir o ensino de literatura nas aulas de LP, no Ensino Médio de
uma escola de Guarabira/PB. Alguns estudos foram utilizados para fundamentar essa
pesquisa, principalmente, as contribuições de Eagleton (1983), Candido (2004), Pinheiro
(2013), Pimenta e Lima (2012), Antunes (2003), Geraldi (2006), BRASIL (2006) entre outros.
Nesse sentido, esse estudo apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e
observação não participante, chegando aos seguintes resultados: no ensino de literatura, no
ensino médio, ainda prevalece práticas metodológicas tradicionais: leitura literária para
realização de atividades avaliativas e o uso das propostas do LD como estratégia principal.
Ou seja, subestima-se o valor do texto literário. Isso traz como consequência o desinteresse
do aluno (a) pela aula de literatura. Entretanto, há estratégias que aproximam a aula de
literatura do ideal preconizado pelas OCEM e, pelas pesquisas na área de linguagem. |
pt_BR |