UEPB - Repositório Digital

O ensino de literatura na escola pública: reflexões a partir do estágio supervisionado de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ellem Kyara Pessoa dos
dc.date.accessioned 2016-11-09T17:32:53Z
dc.date.available 2016-11-09T17:32:53Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11718
dc.description SANTOS, E. K. P. dos. O ensino de literatura na escola pública: reflexões a partir do estágio supervisionado de língua portuguesa. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Durante a realização do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa (LP) pode-se perceber as dificuldades pelas quais o ensino de LP vem atravessando ao longo dos anos – problemas no que diz respeito à leitura, à produção da escrita, à gramática e à literatura. Esse cenário fez surgir a seguinte inquietação: de que forma o ensino da literatura, nas aulas de LP, se inserem no quadro geral do ensino de língua materna? Desse modo, objetivou-se analisar e discutir o ensino de literatura nas aulas de LP, no Ensino Médio de uma escola de Guarabira/PB. Alguns estudos foram utilizados para fundamentar essa pesquisa, principalmente, as contribuições de Eagleton (1983), Candido (2004), Pinheiro (2013), Pimenta e Lima (2012), Antunes (2003), Geraldi (2006), BRASIL (2006) entre outros. Nesse sentido, esse estudo apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e observação não participante, chegando aos seguintes resultados: no ensino de literatura, no ensino médio, ainda prevalece práticas metodológicas tradicionais: leitura literária para realização de atividades avaliativas e o uso das propostas do LD como estratégia principal. Ou seja, subestima-se o valor do texto literário. Isso traz como consequência o desinteresse do aluno (a) pela aula de literatura. Entretanto, há estratégias que aproximam a aula de literatura do ideal preconizado pelas OCEM e, pelas pesquisas na área de linguagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.title O ensino de literatura na escola pública: reflexões a partir do estágio supervisionado de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta