Resumo:
Este trabalho tem por finalidade trazer os resultados obtidos na experiência do estágio
supervisionado II, inserindo os conteúdos dos livros didáticos para a realidade do aluno dentro
da perspectiva do Cotidiano Escolar. Sendo neste, destaque para os fenômenos urbanos
inseridos nos contexto geográfico da sociedade guarabirense para o ensino de Geografia, com
uma percepção clara e objetiva, interligando os conteúdos com a realidade local dos
educandos, no nosso caso, a Migração Interna com o Movimento Pendular. Fundamentado
nas pesquisas levantadas em um retrospecto da história do Ensino de Geografia, desde as
Companhias de Jesus às mais diversas teorias como exemplo a de Yves Chevallard, Yvor
Goodson, André Chervel, Delgado de Carvalho, e os mais contemporâneos, Circe Bittencourt,
Milton Santos, Visentini, entre outros. Apresentar novas metodologias de como ensinar
Geografia para a geração do século XXI, também faz parte deste, que visa priorizar o papel
fundamental da escola, formar cidadãos para a sociedade. Alunos conscientes e
questionadores, críticos e atuantes na sua comunidade, são adjetivos que nós professores de
Geografia devemos ter em foco como objetivo de ensino. E este trabalho representa um pouco
deste objetivo, de interligar conteúdos geográficos à realidade dos alunos, especificamente os
do Centro Educacional Osmar de Aquino, que convivem diariamente com o fenômeno
migratório, onde centenas de alunos veem das cidades circunvizinhas da região do
Brejo/Agreste paraibano para estudar ou trabalhar no município de Guarabira.
Descrição:
ARAÚJO, P. G. de A importância da geografia no cotidiano escolar: um
estudo de caso, o movimento pendular dos alunos do
Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira-PB. 2010. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.