UEPB - Repositório Digital

A importância da geografia no cotidiano escolar: um estudo de caso, o movimento pendular dos alunos do Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Patrícia Gomes de
dc.date.accessioned 2013-07-22T17:35:03Z
dc.date.available 2013-07-22T17:35:03Z
dc.date.issued 2013-07-22
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1172
dc.description ARAÚJO, P. G. de A importância da geografia no cotidiano escolar: um estudo de caso, o movimento pendular dos alunos do Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira-PB. 2010. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por finalidade trazer os resultados obtidos na experiência do estágio supervisionado II, inserindo os conteúdos dos livros didáticos para a realidade do aluno dentro da perspectiva do Cotidiano Escolar. Sendo neste, destaque para os fenômenos urbanos inseridos nos contexto geográfico da sociedade guarabirense para o ensino de Geografia, com uma percepção clara e objetiva, interligando os conteúdos com a realidade local dos educandos, no nosso caso, a Migração Interna com o Movimento Pendular. Fundamentado nas pesquisas levantadas em um retrospecto da história do Ensino de Geografia, desde as Companhias de Jesus às mais diversas teorias como exemplo a de Yves Chevallard, Yvor Goodson, André Chervel, Delgado de Carvalho, e os mais contemporâneos, Circe Bittencourt, Milton Santos, Visentini, entre outros. Apresentar novas metodologias de como ensinar Geografia para a geração do século XXI, também faz parte deste, que visa priorizar o papel fundamental da escola, formar cidadãos para a sociedade. Alunos conscientes e questionadores, críticos e atuantes na sua comunidade, são adjetivos que nós professores de Geografia devemos ter em foco como objetivo de ensino. E este trabalho representa um pouco deste objetivo, de interligar conteúdos geográficos à realidade dos alunos, especificamente os do Centro Educacional Osmar de Aquino, que convivem diariamente com o fenômeno migratório, onde centenas de alunos veem das cidades circunvizinhas da região do Brejo/Agreste paraibano para estudar ou trabalhar no município de Guarabira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléoma Maria Toscano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Migração pt_BR
dc.subject Realidade do Aluno pt_BR
dc.title A importância da geografia no cotidiano escolar: um estudo de caso, o movimento pendular dos alunos do Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta