dc.description.abstract |
Historicamente, os estudos sobre as avaliações da aprendizagem vêm buscando
compreender seu uso, modalidades e concepções. Recentemente as pesquisas se
intensificaram em função das suas ressignificações e do seu uso e abrangência. Por
este motivo, estudiosos de diferentes áreas de ensino investigam, questionam e
analisam os critérios e métodos avaliativos. A avaliação que acontece na escola
precisa suceder de forma que contribua numa aprendizagem significativa para o
educando, entretanto, são muitos os professores que detêm pouco conhecimento de
como decorre essa avaliação. Neste sentido, este estudo objetiva investigar a
avaliação escolar e sua colaboração no processo de aprendizagem. Inicialmente
recorremos como fundamentação teórica aos escritos de Luckesi (2009; 2011), nos
quais estes apresentam concepções e critérios sobre a avaliação da aprendizagem.
Em seguida buscamos embasamento teórico em Hoffmann (2007; 2009; 2010), que
ressalva a avaliação como um processo que se propõe à observação e reflexão,
visando melhorar a aprendizagem do educando. O terceiro momento foi dedicado
para análise e discussão da pesquisa de campo realizada com os docentes do 3° ao
5° ano do ensino fundamental I. Para realização deste estudo, utilizamos como
procedimentos metodológicos as pesquisas: bibliográfica e de campo. E como
instrumento para coleta de dados o questionário. Segundo Lakatos (2003) para a
realização de pesquisa de campo é preciso se apropriar de fundamentos teóricos do
tema abordado, sendo assim, ambas auxiliaram no embasamento da pesquisa. Os
resultados desse estudo demonstram que a avaliação não deve ser vista apenas
como um recurso para obtenção de notas, mas como um ato de investigação da
aprendizagem. É possível afirmar que os docentes da instituição pesquisada não
utilizam novos métodos avaliativos, pois os mesmos detêm pouco conhecimento
sobre o tema. A partir dos questionários percebemos que os docentes veem a
prática inovadora de ensino como a mais eficaz para o processo de ensino e
aprendizagem, entretanto, acabam dando relevância aos métodos tradicionais. |
pt_BR |