dc.contributor.author |
Silva, Tarcyana dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2016-11-11T11:37:38Z |
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dc.date.available |
2016-11-11T11:37:38Z |
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dc.date.issued |
2016-10-25 |
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dc.identifier.other |
CDD 791.437 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11754 |
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dc.description |
SILVA, T. dos S. A ditadura militar através do cinema: o filme Lamarca e suas representações. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo analisa a representação da esquerda brasileira no longa-metragem de ficção
Lamarca, de 1994. Ao estudar a possibilidade do filme como contra-análise da História,
discutimos as representações dos jovens que resistiram à Ditadura Militar. Um dos maiores
divulgadores de visões de mundo no século XX, o cinema apresenta-se como uma fonte
preciosa para a reflexão do historiador. Nesse sentido, realizamos uma análise fílmica de
Lamarca, procurando refletir sobre as opções realizadas pelo diretor Sérgio Rezende. Essa
análise ajuda a demonstrar em que sentido esse filme inserem-se na disputa pela representação
dos esquerdistas no período ditatorial brasileiro que se inicia nos anos 1960. A partir de
autores como Ferro (1992) e Lagny (2009), foi possível compreender o cinema como fonte
histórica. Campos (2004), Bernardet (2007) e outros contribuíram para a reflexão em torno da
origem do cinema nacional. Chartier (1991) e Campbell (1997) trouxeram entendimentos
acerca da construção do herói. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Senyra Martins Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Filme Lamarca |
pt_BR |
dc.subject |
Representação |
pt_BR |
dc.title |
A ditadura militar através do cinema: o filme Lamarca e suas representações |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |