Resumo:
As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) aconselham que sejam integrados aos componentes curriculares básicos, recursos tecnológicos que venham potencializar o ensino-aprendizagem dos conteúdos didáticos abordados nesses componentes. Pesquisamos, utilizando questionários, na escola estadual de ensino fundamental e médio José Paulo de França, com 13 (treze) professores e 50 (cinquenta) alunos dos três anos finais do ensino médio, sobre a utilização das novas tecnologias e uso de redes sociais no seu cotidiano, dentro e fora da sala de aula. Essa pesquisa, além de levantar dados sobre a utilização das diversas tecnologias na escola, teve como finalidade, com as perguntas do questionário, leva os professores e aprendentes a refletirem sobre suas práticas pedagógicas e de interação. Nos resultados da análise feita com as repostas dadas pelos entrevistados foi constatado que nem todo professor tem suporte tecnológico para utilizar em sala de aula, e segundo alguns a escola ainda não tem suporte tecnológico para equipar todos os professores com no mínimo um data show para ser utilizado em sala de aula, mas pôde ser constatado que todos tem no mínimo um netebook, notebook ou desktop com conexões à internet e que utilizam na preparação de suas aulas. Os utensílios tecnológicos mais utilizados pelos alunos são em primeiro lugar os smarthphone e desktop, além de ter sido verificado que a rede social mais acessada por eles foram: em primeiro lugar o facebook seguido pelo whatsapp, além de ter sido verificado que os alunos da zona rural são mais inibidos no que diz respeito ao uso das novas tecnologias em relação aos da cidade, e a maior parte não tem acesso à internet em suas residências. Nesse sentido, esse estudo ressalta a importância do uso das novas tecnologias na sala de aula através da interação com as redes sociais com alunos tanto da cidade quanto do campo, promovendo aos professores e alunos um instrumento de reflexão sobre o uso de ferramentas de aprendizagem.
Descrição:
SANTANA, João Paulo dos Santos. O uso das tecnologias de informação e comunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Paulo de França - Mari/PB. 2014. 49. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]