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O papel do arquivista na gestão eletrônica de documentos: uma análise no Instituto de Previdência do Município de João Pessoa

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dc.contributor.author Araújo, Michelli Cynthia Figueirêdo de
dc.date.accessioned 2016-11-30T17:51:30Z
dc.date.available 2016-11-30T17:51:30Z
dc.date.issued 2016-10-26
dc.identifier.other CDD 025.174
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11881
dc.description ARAÚJO, M. C. F. de. O papel do arquivista na gestão eletrônica de documentos: uma análise no Instituto de Previdência do Município de João Pessoa. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract As organizações vêm acumulando suas informações em documentos físicos requerendo uma gestão da informação adequada e a criação de estratégias de armazenamento para um melhor controle da informação. Nesse contexto foi criado o processo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), tecnologia capaz de armazenar, organizar e acessar documentos digitalmente. Este processo envolve várias etapas e requer um profissional especializado, como o arquivista, capaz de gerir documentos e desenvolver soluções de tratamento funcional da informação. Portanto, esta pesquisa analisa o Gerenciamento Eletrônico de Documentos e o papel do arquivista na gestão do processo, no Instituto de Previdência do Município de João Pessoa – PB. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e descritiva de abordagem qualitativa, analisada por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado. Identifica-se a grande demanda de produção de documentos físicos, bem como a precariedade que possuíam antes da implantação do GED, uma vez que não havia higienização adequada. Percebe-se que não houve treinamento adequado dos funcionários acerca do processo de gerenciamento eletrônico e que este fator não só dificulta a utilização do sistema como agrava a adesão a satisfação dos usuários quanto ao GED, levando alguns a recorrerem aos documentos físicos. Evidencia-se uma boa relação dos demais setores com o arquivo, mas também a necessidade de uma valorização do Arquivista, uma vez que a maioria das atribuições deste profissional é colocada de lado, pois muitos ainda limitam a sua funcionalidade a ação de guardar papéis. Conclui-se que o sistema de GED é uma ferramenta, mas sua implantação não é simples, o papel do Arquivista enquanto profissional capacitado para implementar e gerir o sistema é fundamental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Claudialyne da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Arquivista pt_BR
dc.subject Gestão eletrônica de documentos pt_BR
dc.subject Gestão arquivística de documentos pt_BR
dc.title O papel do arquivista na gestão eletrônica de documentos: uma análise no Instituto de Previdência do Município de João Pessoa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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