dc.description.abstract |
Este artigo trata do resultado de uma pesquisa realizada a partir da observação vivenciada em uma escola municipal da cidade de Guarabira, com o objetivo de analisar a importância da ludicidade na prática docente dos alunos do 1º ano do ensino fundamental. Esse foco surgiu a partir do primeiro contato com a turma, onde houve um choque de ideias, já que teoricamente aprendemos a importância das atividades lúdicas, com intervenções mais concretas nesta serie/idade, que ainda não consegue abstrair conceitos e ideias através da subjetividade. O desejo era perceber como isso ocorre na prática e como planejar as atividades de modo a trabalhar desta forma. Como orientação teórica, busquei-me dirigir baseada em autores como: Drummond (1997), Cunha (1998), Freire (1996 e 2005), Friedmann (2012), Giles (1983), Kishimoto (1999), Szymanzki (2003), Sommerhalder (2011), que fazem a inter-relação da ludicidade com a aprendizagem. Por fim, procurou-se entender e colocar na prática novas maneiras de transmitir conhecimentos, como mediadora, através dos jogos e das brincadeiras. |
pt_BR |