Resumo:
A educação no Brasil nas últimas décadas do século XX passou por profundas mudanças,
talvez não tantas quanto a sociedade atual exigiria, mas sem dúvida foram mudanças
significativas, que mudou a nossa visão de mundo e o modo de entendermos a geografia.
Baseado nessas mudanças foi criado o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência, com o intuito de auxiliar o ensino, nas diversas áreas de ensino, inclusive a
geografia. Este trabalho tem como objetivo mostrar as ações e impactos que o programa
causou no ensino de geografia na EEEFM Professor José Soares de Carvalho no município de
Guarabira – PB, destacando os diferentes âmbitos que foram afetados pelo programa, quer
seja a prática docente, a maneira como os alunos passaram a entender a geografia, mas,
sobretudo, o papel do bolsista do PIBID nesse processo de transformação. Esse é um trabalho
de cunho qualitativo. Nesse sentido, para sua realização efetuamos pesquisa e leituras
pertinentes a temática, realizamos levantamento bibliográfico junto a biblioteca da
Universidade Estadual da Paraíba, pesquisamos os sites do Ministério da Educação e Cultura
e textos da internet, e relatou-se a vivência em sala de aula. Essa pesquisa está dividida em
quatro partes textuais com a introdução, quatro capítulos teóricos e com as considerações
finais Tal pesquisa descreve, relata e conclui mostrando como e o quanto o PIBID contribui
para o professor, para o âmbito escolar, de como pode influenciar o bolsista no
aprimoramento do seu eu profissional, como também o aluno como melhor cidadão onde
vive.
Descrição:
SILVA, J. R. F. da. O papel do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a melhoria do ensino de geografia. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.