Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11912
Título: O papel do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a melhoria do ensino de geografia
Autor(es): Silva, Jamábia Raídgia Félix da
Palavras-chave: Educação
PIBID
Ensino de Geografia
Data do documento: 2016
Resumo: A educação no Brasil nas últimas décadas do século XX passou por profundas mudanças, talvez não tantas quanto a sociedade atual exigiria, mas sem dúvida foram mudanças significativas, que mudou a nossa visão de mundo e o modo de entendermos a geografia. Baseado nessas mudanças foi criado o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com o intuito de auxiliar o ensino, nas diversas áreas de ensino, inclusive a geografia. Este trabalho tem como objetivo mostrar as ações e impactos que o programa causou no ensino de geografia na EEEFM Professor José Soares de Carvalho no município de Guarabira – PB, destacando os diferentes âmbitos que foram afetados pelo programa, quer seja a prática docente, a maneira como os alunos passaram a entender a geografia, mas, sobretudo, o papel do bolsista do PIBID nesse processo de transformação. Esse é um trabalho de cunho qualitativo. Nesse sentido, para sua realização efetuamos pesquisa e leituras pertinentes a temática, realizamos levantamento bibliográfico junto a biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba, pesquisamos os sites do Ministério da Educação e Cultura e textos da internet, e relatou-se a vivência em sala de aula. Essa pesquisa está dividida em quatro partes textuais com a introdução, quatro capítulos teóricos e com as considerações finais Tal pesquisa descreve, relata e conclui mostrando como e o quanto o PIBID contribui para o professor, para o âmbito escolar, de como pode influenciar o bolsista no aprimoramento do seu eu profissional, como também o aluno como melhor cidadão onde vive.
Descrição: SILVA, J. R. F. da. O papel do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a melhoria do ensino de geografia. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11912
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamábia Raídgia Félix da Silva.pdfJamábia Raídgia Félix da Silva522.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.