dc.contributor.author |
Melo, Shara Shirlly de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-06T16:08:30Z |
|
dc.date.available |
2016-12-06T16:08:30Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11913 |
|
dc.description |
MELO, S. S. de O. Literatura surda: estudo comparativo entre os contos da Cinderela e Cinderela Surda. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo apresentar a Literatura Surda e sua história, como também os tipos de Literatura Surda e seus diferentes exemplos. Fazendo um estudo comparativo entre os contos da literatura infantil: Cinderela e Cinderela Surda focando na importância da literatura para as crianças surdas. Este trabalho traz o histórico da educação dos surdos; sua trajetória e o ensino de LIBRAS nos dias atuais. A metodologia aplicada foi através da comparação dos dois contos infantis, tendo como alvo principal contribuir para divulgação da mesma entre o público infantil surdo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos seguintes autores: Karnopp (2010), Lacerda (2013), Mourão (2012), Strobel (2008). Mostrando que o povo surdo tem sua cultura, identidade e principalmente tem a sua própria literatura conhecida como Literatura Surda ou Visual. Verificando como são realizadas essas produções, quer seja por meio de traduções, adaptações ou criações elas se destacam por fazer o uso da língua de sinais, evidenciando assim traços dos surdos e de sua cultura como também seu fator primordial o linguístico. Nessa obra o autor da Cinderela Surda busca mostrar uma própria representação que leve em consideração à cultura e a identidade do povo surdo e apresenta que a criança surda tem o direito linguístico estabelecido por meio da literatura, que trazem características através dos personagens relacionados com a criança surda. Conclui-se que a Literatura Surda é de suma importância, para o desenvolvimento linguístico e cognitivo auxiliando no desenvolvimento e no processo da imaginação da criança surda. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Surda |
pt_BR |
dc.subject |
Povo Surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.title |
Literatura surda: estudo comparativo entre os contos da Cinderela e Cinderela Surda |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |