Resumo:
A partir das últimas décadas a questão ambiental vem sendo assunto de emergência, não só no
Brasil como no mundo todo, por isso que buscamos trabalhar sobre a Educação Ambiental
(EA) através do ensino de Geografia, devido aos acontecimentos que vêm causando tantas
catástrofes ambientais e que também está crescendo ultimamente. O presente trabalho tem
como objetivo construir um processo de conscientização com alunos, professores, gestores,
pais e todos que fazem parte do âmbito escolar, levando em conta os aspectos sociais e
políticos da instituição. Teve como campo de pesquisa a escola Professor José Soares de
Carvalho, no município de Guarabira, atuando como bolsista do PIBID (Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Trabalhamos em função dessa temática
juntamente com os alunos do Ensino Médio, sempre salientando e priorizando a EA nesse
processo de formação dos futuros cidadãos. Buscamos o auxílio teórico de Effing (2007),
Czapski (2009), na compreensão desta temática. A pesquisa está ancorada na abordagem
indutiva. O trabalho está dividido em três partes textuais com a introdução, quatro capítulos
teóricos e com as considerações finais. Nessas considerações relatamos alguns pontos
importantes para a prática da EA não ser trabalhada de forma contínua no âmbito escolar e
nem de forma interdisciplinar, o que acaba acarretando uma lacuna no ensino dos alunos em
relação à temática em discussão.
Descrição:
RODRIGUES, P. F. Educação e conscientização ambiental a partir do ensino de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.