Resumo:
Uma das preocupações referente ao ensino de Ciências na Educação Básica é como este aprendizado nas escolas pode motivar o educando a cultivar hábitos de vida sustentáveis e qual a melhor forma de conquistar a atenção do aluno para a aprendizagem se tornar significativa. Entretanto, acrescido a esse desafio inicial temos cursos de formação de professores que relegam a segundo plano o ensino de Ciências de uma forma dinâmica e que contemple novas metodologias. O modelo teórico- metodológico adotado na pesquisa foi o de natureza qualitativa exploratória e foi fomentada na literatura existente e em entrevistas com alunos do 3º e 4º anos do Curso Normal da Escola Normal Estadual Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque e Melo na cidade de Alagoa Grande – PB. Diante da coleta de dados foi possível verificar que os alunos do curso consideram importante o ensino de Ciências nos seus cursos do magistério para que o futuro professor conheça não apenas teorias, mas, sobretudo a prática experimental como recurso metodológico.
Descrição:
SILVA, D. do N. e. Desafios no processo de formação de professores da Educação Básica: A importância do ensino de Ciências na percepção de alunos da Escola Normal de Alagoa Grande – PB. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.