Resumo:
O presente estudo busca mostrar a importância da Pedagogia da Alternância dentro dos princípios da Educação do Campo. Busca chamar a atenção para algumas questões que devemos considerar quanto ao processo educacional brasileiro, que surge da necessidade dos diferentes grupos sociais na busca de uma Metodologia de Educação Popular. Buscou-se analisar a educação do campo e a educação rural, enquanto políticas públicas que se aplicam nas últimas décadas, na busca de um novo sistema educacional que valorize a potencialidade local e particular de cada comunidade. A pesquisa se desenvolveu através de estudo bibliográfico com o objetivo de construir um referencial teórico que direciona a elaboração da pesquisa, sendo realizada em uma análise escrita sempre atento a importância do tema de forma teórica, a revisão bibliográfica se deu através da leitura em livros, revistas, sets, etc. Nesse sentido, a Pedagogia da Alternância pode apontar para uma relação trabalho-educação de novo tipo, tendo por base a cooperação e a alta gestão. No entanto, pode também significar formas de controle das tensões sociais, ascendendo para a possibilidade do homem do campo permanecer na terra, bem como valorizar o campo e suas origens.
Descrição:
OLIVEIRA, Gilton Ferreira de. A importância da pedagogia da alternância dentro dos princípios da educação do campo. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]