dc.description.abstract |
Na vida em sociedade, mesmo que em camadas populares, os indivíduos são constantemente impulsionados ao uso de novas tecnologias, sejam elas como meio de trabalho, como recursos educacionais, como facilitadoras da comunicação, como mediadoras de relacionamentos interpessoais e sociais, como acesso a informações, entre outros. Na escola, a introdução de novas tecnologias aplicadas ao ensino causa situações de resistência por parte de educadores mais conservadores, ou até de tácita aceitação da realidade posta. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar como o uso do tablet tem se configurado como recurso metodológico para o ensino. Para tanto, o estudo de caso baseou-se no uso do equipamento por alunos do 2º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Gertrudes Leite, do município de Desterro, na Paraíba. Por meio da pesquisa, concluiu-se que os alunos têm grande facilidade na utilização do equipamento e reconhecem que com ele, houve uma melhoria na aprendizagem. Contudo, destacou-se que o tablet ainda não é usado cotidianamente por parte dos educadores da escola e que muitos estudantes acabam por utilizar o equipamento para lazer e entretenimento. Destaca-se, então, a necessidade da formação continuada de educadores para a melhoria do uso deste equipamento em sala de aula, bem como para a ampliação de metodologias de ensino que tornam as aulas mais dinâmicas, interativas e motivadoras para alunos e professores. |
pt_BR |