Resumo:
Neste trabalho, enfoca-se a inclusão de um aluno com dificuldades de audição no ensino regular da educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Getúlio Vargas”, que possui um educando surdo-mudo como componente de seu corpo discente. Após a análise dos dados, verificou-se que a maior dificuldade enfrentada pelo aluno na sala de aula é a falta de comunicação existente entre ele e a professora. O desconhecimento da língua de sinais por parte da professora dificulta a sua aprendizagem, fenômeno existente na maioria dos estabelecimentos de ensino do nosso país. A educação brasileira fez opção pela inclusão. Isso significa que todos os alunos com necessidades educacionais especiais devem ser incluídos no ensino regular juntamente com os outros estudantes. Mas, embora as leis lhes assegurem esse direito, a grande maioria dos professores não está preparada para lhes atender e grande parcela das escolas do Brasil não lhes oferece acessibilidade adequada. Diante de tudo, percebe-se que ainda há uma longa caminhada a ser percorrida, para que todos tenham uma escola inclusiva de qualidade.
Descrição:
SANTOS, Maria do Carmo dos. A escola, o professor e o aluno com deficiência auditiva (a prática pedagógica e as bases legais para educação inclusiva). 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]