Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar, na temática da alfabetização de jovens e adultos, os níveis de letramento dos alunos alfabetizandos e a importância de ser alfabetizado e letrado para o mercado de trabalho. Como procedimentos metodológicos, foram adotados observações, entrevistaS semiestruturadas e questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha aplicados com os sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados, realizada na Escolas Municipais Sérgio Luís de Melo Gomes, Unidade Escolar Raymundo Asfora, Maria Eulália Cantálice Cavalcante da área urbana na cidade de Guarabira-Pb serviu de subsídio para este trabalho. A pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos de autores cuja linha de pensamento se relaciona com a alfabetização e com o letramento, em especial, com jovens e adultos, foco deste estudo. E também autores que trabalham com a questão das políticas públicas para a educação básica incluindo a EJA. Os resultados mostraram o quanto é importante dominar as múltiplas formas de letramento, numa sociedade com tantas transformações e tão exigente em relação ao sujeito que busca o mundo do trabalho.
Descrição:
MACENA, L. de. L. Alfabetização e letramento no 1º segmento da EJA: sua importância para o mundo do trabalho. 2010. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.