Resumo:
A formação superior constitui-se de, basicamente, dois momentos; sendo o primeiro dedicado às questões teóricas e o segundo reservado à aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a vivência acadêmica na prática da profissão. O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura representa a possibilidade de aproximação do graduando com seu futuro local de trabalho, a sala de aula e o espaço escolar que se tornam fértil campo de pesquisa para o estagiário. Nessa perspectiva, este espaço propicia a oportunidade ímpar de diagnosticar a realidade vivida por alunos e professores do ensino básico, possibilitando uma formação inicial pautada na dinamicidade do espaço escolar e no enfrentamento dos impasses que se apresentam no processo ensino-aprendizagem. Nessa direção, é através de um olhar crítico que se identificam os diversos problemas existentes no âmbito escolar e procuram-se soluções para combater essas dificuldades que atrapalham o bom funcionamento do ensino nas instituições. Tendo em vista o supramencionado, este trabalho apresenta a experiência vivenciada no componente curricular de estágio supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Geografia (UEPB), a partir da observação-intervenção em turma do 1º ano do ensino médio da Escola Félix Araújo, Campina Grande-PB. Considerando um contexto de desmotivação dos educandos em relação à disciplina as atividades desenvolvidas tiveram como objetivo retirar esta ciência da abstração e do tradicionalismo que ainda se faz presente na maioria das salas de aula. Os resultados obtidos podem ser considerados satisfatórios, todavia foram afetados por motivos diversos que mostram a dinamicidade do espaço escolar e a necessidade de flexibilidade do profissional diante do cenário em tela.
Descrição:
ALVES, V de F. Considerações acerca da importância do estágio supervisionado em Geografia em turma de ensino médio, Campina Grande – PB. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.