Resumo:
A relação entre mídia e educação ainda é uma relação passível de discussão e análise, este é o objetivo deste trabalho: investigar o papel das mídias na formação intelectual/cognitiva do aluno/educando a partir da análise de respostas dadas por alunos e professores a questionários que abordaram essa questão central. Diante dessa meta foram empreendidos esforços para se trabalhar com as pesquisas bibliográficas e de campo, para tanto, utilizamos alguns instrumentos metodológicos, como a observação e aplicação de questionário com alunos de uma escola pública situada na cidade de Brejo do Cruz, no estado da Paraíba. O problema de pesquisa se caracteriza pela seguinte questão: Após décadas de inserção, as mídias conseguiram de fato revolucionar a educação? Diante do processo de investigação traçado para a obtenção dos resultados, verificamos a necessidade de uma adesão mais profunda à utilização das mídias em sala de aula, não é o fato de termos a tecnologia na escola que fará diferença para o aprendizado do aluno. Para a realização da presente pesquisa, baseamo-nos nos trabalhos de pesquisas como o da Fundação Victor Civita, Parâmetros Curriculares Nacionais e teoricamente nas contribuições de José Manuel Moran (2000), Edgar Morin (2002) entre outros. Conseguimos constatar a necessidade urgente de investir na formação do professor, para que de fato ele possa agir de forma crítica e ser agente de transformação do processo de ensino e aprendizagem, como também a necessidade de ver incluído o uso das mídias no currículo.
Descrição:
LIMA, C. A. S. Educação e mídias: a utilização das mídias eletrônicas na formação do aluno de escola pública da cidade de Brejo do Cruz-PB. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.