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Sabemos que o processo de letramento de Surdos ocorre de maneira distinta ao do indivíduo ouvinte,
pois enquanto esse tem a língua oral como materna, aqueles necessitam manter, primeiramente, o
contato com Línguas de Sinais. Assim, ao pensar em letramento para Surdo, visando formar sujeitos
independentes socialmente, necessitamos compreender e refletir acerca de suas especificidades e
necessidades, de forma a elaborarmos estratégias e práticas favoráveis ao processo de aprendizagem.
Diante dessa problemática, o presente trabalho busca analisar as funcionalidades e possíveis limitações
das Tecnologias/Recursos Assistivos no letramento de Surdos, enfatizando a relevância desses
recursos no contexto escolar de forma que estes possibilitem aos indivíduos surdos aprendizagem
significativa e, principalmente, permitindo sua inclusão escolar e social. O interesse pela pesquisa
surgiu após a inquietação em descobrir como letrar alunos surdos utilizando recursos tecnológicos
assistivos, de modo que estes propiciem uma aprendizagem significativa ao educando surdo. Desse
modo, o trabalho foi produzido através de pesquisas bibliográficas, sendo necessário realizar algumas
leituras críticas de autores que tratam da temática e, logo em seguida, selecionamos os recursos a
serem analisados no decorrer da pesquisa. Para tanto, tomamos como referências básicas Silva (2006),
Soares (2003) Rojo (2009), Bersch e Pelosi (2006) dentre outros autores que tratam do assunto
abordado. Assim, constatamos que as Tecnologias Assistivas estão inseridas na área do conhecimento
que disponibiliza recursos, serviços e técnicas, visando eliminar as possíveis barreiras enfrentadas por
pessoas com deficiência, contribuindo para que esses sujeitos se tornem independentes em termos de
letramento. Esperamos, então, que este trabalho contribua para o atual sistema educacional, propondo
técnicas e recursos favoráveis ao letramento de Surdos de modo que as instituições escolares e,
principalmente, os educadores possibilitem a inclusão desses indivíduos na sala de aula regular,
promovendo um processo de letramento e aprendizagem significativos. |
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