Resumo:
O Estágio Supervisionado proporciona ao graduando de Ciências Agrárias melhorar suas habilidades como professor, fazendo assim com que o aluno enriqueça sua carga profissional e o auxilie a ser qualificado e ciente de seu papel como educador. É durante este momento que o graduando tem a possibilidade de colocar em prática toda a teoria que ele estuda na universidade, assim como entender o funcionamento de uma escola, vivenciar a realidade da sala de aula, fazer utilização de diversas metodologias e ainda proporciona a interação com os alunos e suas dúvidas e perspectivas. Desse modo, considera-se o Estágio Supervisionado como algo imprescindível para a formação de um professor. Este trabalho apresentado teve por objetivo relatar as experiências vividas durante a observação e intervenção em sala de aula durante os estágios realizados no Ensino Fundamental e profissionalizante, na escola Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Catarina de Sousa Maia e Escola Agrotécnica do Cajueiro, ambas localizadas no município de Catolé do Rocha
– PB. Concluo este trabalho frisando mais uma vez que sem o estágio, o aluno não sairia da universidade capacitado para exercer sua profissão, tornando-o assim parte imprescindível para a formação de um professor. A realização do Estágio Supervisionado é de fundamental importância para a formação docente e um agente norteador em relação ao planejamento, metodologias aplicadas, execução das aulas e resolução de problemas concernentes ao ambiente escolar e proporciona ao estagiário do Curso de Licenciado em Ciências Agrárias melhorar as habilidades como professor e conhecer o funcionamento de uma escola, enriquecendo a carga profissional, tornando-se um profissional qualificado e ciente do seu papel como educador.
Descrição:
OLIVEIRA, R. A. de. Estágio supervisionado: observação e intervenção nos ensinos fundamental e profissionalizante. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.