Resumo:
A escola, enquanto espaço de sistematização de conhecimentos, diferenciou-se daquele organizado pela família por muito tempo. Em época atual, a escola enfrenta, além do desafio que lhe cabe na disseminação do conhecimento, em uma sociedade cada vez mais veloz e dinâmica, também o desafio da relação e interação, com os alunos e suas famílias. Tendo por base esse contexto, o estudo trata da participação dos pais na escola e da interferência do dever de casa no processo de aprendizagem nas crianças do Ensino Fundamental. Tem por objetivo geral investigar a participação dos pais na escola e a influência do dever de casa no processo de aprendizagem das crianças, tendo como sujeitos da pesquisa pais e educadoras que lidam com crianças do Ensino Fundamental de primeira fase. Surgindo do seguinte problema da pesquisa: como se dá a participação dos pais na escola e qual é a interferência do dever de casa no processo de aprendizagem nas crianças do Ensino Fundamental de primeira fase? Identifica-se, por meio das reflexões dos sujeitos entrevistados, qual é o papel atribuído à família no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, descrevendo-se como a ocorre o processo de interação entre a escola e a família. A metodologia utilizada neste trabalho constitui-se em pesquisa bibliográfica e um estudo de campo. Os resultados apontam uma baixa frequência das famílias no espaço escolar, assim como, omissão ou ausência de acompanhamento no processo educativo das crianças. A pesquisa também apresenta a percepção dos sujeitos entrevistados sobre como aproximar a família à instituição educativa. A importância desse trabalho consistiu num olhar reflexivo sobre os papéis atribuídos aos pais/mães e à escola na educação dessas crianças.
Descrição:
TENÓRIO, R. M. A participação dos pais na escola: uma relação dicotômica em debate. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.