UEPB - Repositório Digital

Livro didático: análise das abordagens literárias à luz das orientações curriculares para o ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Lailson Figueiras
dc.date.accessioned 2016-12-16T13:41:23Z
dc.date.available 2016-12-16T13:41:23Z
dc.date.issued 2016-11-30
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12097
dc.description GOMES, L. F. Livro didático: análise das abordagens literárias à luz das orientações curriculares para o ensino médio. 2016. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Pensando o ensino da Literatura no contexto escolar, bem como suas abordagens metodológicas, tendo em vista as novas propostas educacionais que surgem com o intuito de proporcionar um ensino mais produtivo e eficaz, e levando em consideração a importância que o Livro Didático assume no processo de ensino-aprendizagem, a presente pesquisa, de cunho descritivo-qualitativo, teve por objetivo analisar as abordagens literárias adotadas no livro didático de língua portuguesa Português, Linguagens, de Cereja & Magalhães (2013), à luz das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), com o intuito de identificar se essas condizem com o que é proposto pelo documento. Buscamos em Candido (1995), Malard (1985), Langer (2005), Morais (1983), entre outros estudiosos, e em alguns documentos educacionais, tais como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), os postulados necessários para embasar teoricamente as reflexões desenvolvidas. Diante da análise realizada, é possível inferir que, em parte, o livro didático atende ao que é proposto pelo documento, uma vez que insere o aluno no plano da reflexão, da releitura dos textos, da comparação e de suas próprias inferências para a produção do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Abordagens Literárias pt_BR
dc.subject Orientações Curriculares para o Ensino Médio pt_BR
dc.title Livro didático: análise das abordagens literárias à luz das orientações curriculares para o ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta