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Pensando o ensino da Literatura no contexto escolar, bem como suas abordagens metodológicas, tendo em vista as novas propostas educacionais que surgem com o intuito de proporcionar um ensino mais produtivo e eficaz, e levando em consideração a importância que o Livro Didático assume no processo de ensino-aprendizagem, a presente pesquisa, de cunho descritivo-qualitativo, teve por objetivo analisar as abordagens literárias adotadas no livro didático de língua portuguesa Português, Linguagens, de Cereja & Magalhães (2013), à luz das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), com o intuito de identificar se essas condizem com o que é proposto pelo documento. Buscamos em Candido (1995), Malard (1985), Langer (2005), Morais (1983), entre outros estudiosos, e em alguns documentos educacionais, tais como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), os postulados necessários para embasar teoricamente as reflexões desenvolvidas. Diante da análise realizada, é possível inferir que, em parte, o livro didático atende ao que é proposto pelo documento, uma vez que insere o aluno no plano da reflexão, da releitura dos textos, da comparação e de suas próprias inferências para a produção do conhecimento. |
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