dc.contributor.author |
Andrade, Beatriz Vieira de |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-16T13:41:43Z |
|
dc.date.available |
2016-12-16T13:41:43Z |
|
dc.date.issued |
2016-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.912 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12098 |
|
dc.description |
ANDRADE, B. V. de. O bilinguismo como perspectiva de ensino da língua portuguesa para surdos. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir de diversas discussões sobre educação inclusiva e acerca do ensino da língua portuguesa em uma modalidade bilíngue para alunos surdos é que surge a perspectiva bilíngue de ensino para surdos, na tentativa de proporcionar um meio educativo de maior eficiência para a comunidade surda. Dessa maneira o presente estudo se justifica pelo fato da carência de estudos na área, de forma que contribui tanto para minha formação docente, quanto para a disponibilização de um novo estudo na área de inclusão social. Diante disso, o presente trabalho se propôs a compreender como se dá o ensino da língua portuguesa em uma modalidade bilíngue. Buscamos, principalmente, em Heloísa Maria (2004), Marília da Piedade (2001), Márcia Goldfeld (2002) e Carlos Skiliar (1997, 2010) postulados que serviram de embasamento teórico bibliográfico às considerações feitas ao longo da pesquisa. Realizado o estudo, foi possível constatar que o bilinguismo atua como modalidade eficiente para se ministrar a língua portuguesa, como segunda língua, se tal modalidade for empregada de forma correta por professores capacitados na área. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Português |
pt_BR |
dc.title |
O bilinguismo como perspectiva de ensino da língua portuguesa para surdos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |