dc.contributor.author |
Sousa, Adriana Pereira Nunes de |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-16T13:44:55Z |
|
dc.date.available |
2016-12-16T13:44:55Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12104 |
|
dc.description |
SOUSA, A. P. N. de. O ensino de língua portuguesa na EJA: uma experiência de estágio supervisionado. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre o ensino e a aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa no 1° ano do Ensino Médio, da rede pública estadual de ensino, modalidade EJA. Fundamenta-se nas teorias sobre ensino e aprendizagem, nos PCNs que determinam como deve ser o ensino de textos, gramática e literatura. Aborda a função social da escola e sobre o ensino da EJA. Partimos das evidências observadas nas atividades de Estágio Supervisionado III. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, tendo a observação como instrumento de pesquisa. Nas análises feitas, observamos que a professora ministra suas aulas seguindo muitas das orientações dos PCNs, distanciando-se, portanto, de um ensino “tradicional” no qual apenas o ensino da gramática era priorizado. Concluímos também que, mesmo assim, os alunos se mostraram indisciplinados e com dificuldade para compreender os textos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de língua portuguesa na EJA: uma experiência de estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |