UEPB - Repositório Digital

O jogo de faz de conta e a formação da criança na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jeyse Guedes da
dc.date.accessioned 2013-07-24T12:00:24Z
dc.date.available 2013-07-24T12:00:24Z
dc.date.issued 2013-07-24
dc.identifier.other CDD 372.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1210
dc.description SILVA, J. G. da. O jogo de faz de conta e a formação da criança na educação infantil. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O referido texto apresenta reflexões sobre a importância do jogo de faz de conta para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, nos aspectos (lingüístico, motor, afetivo, social, cognitivo e psíquico). Logo busca analisar teoricamente as práticas que fundamentam a ação pedagógica dos profissionais desse segmento. Objetiva reforçar a importância de garantir espaço e tempo, de forma planejada e organizada para a criança vivenciar os jogos simbólicos. No primeiro momento caminharemos pela história da educação infantil, enfocando a pouca importância concedida à criança, que não representava um papel importante na sociedade. No segundo momento, faremos um resgate das leis que respaldam a educação infantil, assim como: LDB/9394-96; as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. No terceiro momento, discutiremos o jogo de faz de conta e as fases de desenvolvimento da criança de 2 a 5 anos, recorrendo aos fundamentos de: Piaget, Vigotsky e Wallon. O quarto momento será dedicado as contribuições do jogo simbólico para o desenvolvimento infantil, buscando embasamento em Huizinga, Mrech, Dias, Smith e Bomtempo. Para realização desta pesquisa utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, que compreende pesquisar em livros, dissertações, teses, e artigos de revistas especializadas a cerca do tema abordado. Como resultado desta pesquisa, revelou-se que os educadores podem até saber da importância do brincar para as crianças, mas a sua formação não os torna competentes o suficiente, no sentido de contemplar na sua prática pedagógica atividades que garantam o lúdico nos espaços de educação infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos - brincadeiras pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title O jogo de faz de conta e a formação da criança na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta