UEPB - Repositório Digital

O petróleo e o ensino de Química: um estudo interdisciplinar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Maria do Desterro Guimarães Bizerra
dc.date.accessioned 2016-12-21T18:02:55Z
dc.date.available 2016-12-21T18:02:55Z
dc.date.issued 2014-10-18
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12122
dc.description SOARES, Maria do Desterro Guimarães Bizerra. O petróleo e o ensino de Química: um estudo interdisciplinar. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A necessidade de uma aprendizagem significativa, que possa conferir um entendimento maior dos conceitos químicos, bem como favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências, formando assim um aluno que possa tomar decisões conscientes, formam os elementos que fundamentam as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999). Pois a partir do aprendizado contextualizado o aluno poderá interferir no meio em que se insere de forma crítica e transformadora. Portanto, não podemos continuar omissos diante de uma crise ambiental que assola nosso habitat, nossa sala de aula não pode ser apenas uma janela que enxerga o mundo do outro lado, mas sim uma porta que nos leve para o âmago do problema, somos parte desse problema, fomos nós quem o geramos.Nessa perspectiva, a educação ambiental vem como tema transversal a fim de fortalecer, ou restabelecer, os elos existentes entre o homem e a natureza, tornando-o mais aguçado para suas tomadas de decisões.No presente trabalho o tema petróleo foi utilizado de forma interdisciplinar, o que proporcionou uma aprendizagem bastante significativa dos conteúdos, além de fomentar um entendimento mais voltado para as questões ambientais, vendo-os não apenas pela janela, mas como parte de si mesmo, em simbiose homem/natureza, afinal, somos elos de uma mesma cadeia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rochane Villarim de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Petróleo pt_BR
dc.subject Impacto ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title O petróleo e o ensino de Química: um estudo interdisciplinar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta