Resumo:
Esta monografia propõe-se a criar uma análise crítica acerca dos atuais desafios e
perspectivas da gestão democrática, o que implica pensar o tipo e qualidade de
escola que se almeja alcançar e a concepção de homem e de sociedade que se
pretende construir. A partir dessa ideia vamos abordar a existência contextual,
política e prática dos princípios que cercam a gestão democrática como autonomia,
participação entres outros, que são essenciais para a construção de um PPP, no
que tange a sua função, como ferramenta de crescimento e de aquisição de
eficiência no processo de ensino–aprendizado, no atual ideário educacional. A
pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos de autores cuja a linha de
pensamento se relaciona em especial, com a educação e as perspectivas de gestão
democrática, foco deste estudo. Tal tendência vem ressaltar a importância da gestão
democrática dentro das instituições escolares como um meio para o
desenvolvimento pedagógico, social e político da vida na escola.
Descrição:
MONTEIRO, J. F. Desafios e perspectivas da gestão democrática. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.