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Procurando pensar práticas de leitura que conjuguem a um só tempo saber e sabor, o presente
trabalho resultou da nossa participação no projeto de extensão (PROBEX) “Um encontro, um
texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó
pernambucano” sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do
Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB). Assim como no referido projeto, a partir da inquietação de que não é dada a
atenção devida à leitura literária, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa, cujos
objetivos são contribuir para a implantação de ações que visem à formação crítica-perceptiva
daqueles envolvidos no processo; apresentar práticas de leitura alternativas em espaços
escolares de modo que fomente o gosto pela leitura literária, como também, mostrar os relatos
e discussões a respeito destas práticas. O ingresso da literatura nas escolas nem sempre
acontece satisfatoriamente, pois muitas de suas vivências e concepções a respeito do seu papel
caem em ações equivocadas. Por isso, consideramos pertinente refletir acerca do espaço da
leitura literária e das práticas de leitura desenvolvidas no interior de uma dada escola e, com
isso, trazer a possibilidade de formular e reformular suas práticas de leitura literária. A
experiência que segue versa sobre a realização da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do
amor”, em uma turma do 2º ano do ensino médio, que resultou do trabalho com cinco contos
cujo enredo tinha no amor o mote principal, levando a uma discussão que faz parte do
universo dos alunos, aproveitando os conhecimentos que os mesmos já dispunham a respeito
da temática posta pelos contos. Na produção das oficinas, bem como nos procedimentos
utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson
(2006; 2014), Cândido (2004), Silva (2009), dentre outros estudiosos que procuram pensar a
leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito.
Serviram-nos de guia didático-pedagógico os documentos oficiais da educação brasileira,
como os Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio (2000) e as Orientações
Curriculares para o Ensino Médio (2008). A experiência na referida pesquisa se revelou
significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além
disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus
prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor
estão amalgamados. |
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