UEPB - Repositório Digital

Nos embalos da literatura: Leitura e formação de leitores em uma turma do 2° ano do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Airla Cássia Xavier
dc.date.accessioned 2017-01-23T17:37:16Z
dc.date.available 2017-01-23T17:37:16Z
dc.date.issued 2016-07-08
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12162
dc.description SILVA, A. C. X, Nos embalos da literatura: Leitura e formação de leitores em uma turma do 2° ano do ensino médio. 2016. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Procurando pensar práticas de leitura que conjuguem a um só tempo saber e sabor, o presente trabalho resultou da nossa participação no projeto de extensão (PROBEX) “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano” sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Assim como no referido projeto, a partir da inquietação de que não é dada a atenção devida à leitura literária, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa, cujos objetivos são contribuir para a implantação de ações que visem à formação crítica-perceptiva daqueles envolvidos no processo; apresentar práticas de leitura alternativas em espaços escolares de modo que fomente o gosto pela leitura literária, como também, mostrar os relatos e discussões a respeito destas práticas. O ingresso da literatura nas escolas nem sempre acontece satisfatoriamente, pois muitas de suas vivências e concepções a respeito do seu papel caem em ações equivocadas. Por isso, consideramos pertinente refletir acerca do espaço da leitura literária e das práticas de leitura desenvolvidas no interior de uma dada escola e, com isso, trazer a possibilidade de formular e reformular suas práticas de leitura literária. A experiência que segue versa sobre a realização da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor”, em uma turma do 2º ano do ensino médio, que resultou do trabalho com cinco contos cujo enredo tinha no amor o mote principal, levando a uma discussão que faz parte do universo dos alunos, aproveitando os conhecimentos que os mesmos já dispunham a respeito da temática posta pelos contos. Na produção das oficinas, bem como nos procedimentos utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson (2006; 2014), Cândido (2004), Silva (2009), dentre outros estudiosos que procuram pensar a leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito. Serviram-nos de guia didático-pedagógico os documentos oficiais da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008). A experiência na referida pesquisa se revelou significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor estão amalgamados. pt_BR
dc.description.sponsorship Marcelo Medeiros Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.title Nos embalos da literatura: Leitura e formação de leitores em uma turma do 2° ano do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta