Resumo:
A cultura é um dos principais elementos de identificação dos sujeitos com determinada
comunidade linguística. Dessa forma, ao aprendermos uma Língua Estrangeira (LE) faz-se
necessário conhecermos a cultura do Outro, pois a falta desse conhecimento pode fomentar o
desenvolvimento e a fossilização de estereótipos negativos e, portanto, prejudiciais ao
processo de ensino-aprendizagem. Por isso, é desejável que o professor medeie um ensino que
provoque inquietações e mudanças na forma de compreender o mundo. Estas reflexões podem
ser mediadas pelo cinema, um excelente recurso de promoção de conhecimentos,
comportamentos e atitudes representadas em contextos verossímeis e sem manipulações com
fins didáticos. Diante do exposto, esta pesquisa bibliográfica objetiva demostrar como o
cinema pode ser um recurso vantajoso para o ensino de Espanhol – Língua Estrangeira (ELE), quando usado de maneira apropriada com vistas à reflexão. Após a discussão teórica,
apresentamos propostas de encaminhamentos didáticos a partir da análise de algumas obras
que retratam a cultura mexicana com alguns traços de estereótipos que podem dificultar a
aquisição do (E-LE).
Descrição:
FEITOSA, T. F. Estereótipos culturais e a representação do mexicano em contextos fílmicos. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.