Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo verificar a noção de leitura subjacente à Matriz de
Referência da área Linguagem, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM), através da análise de competência, habilidades e questões de múltipla
escolha, identificando se há correspondência entre os pressupostos teóricos desse documento
e a materialidade linguística de algumas questões da edição de 2013 do exame. Dentre outros
aspectos, este estudo aponta que o (ENEM) põe em prática o que está evidenciado na Matriz de
referência, pois os resultados da análise revelam que há uma correspondência entre as
questões do caderno de provas de 2013 e cada uma das habilidades analisadas e entre estas e a
competência 7, visto que as questões exploram a compreensão textual para além da atividade
de decodificação, a partir de uma diversidade de gêneros textuais pertencentes aos domínios
discursivos relevantes para avaliarem se o candidato-participante consegue dar conta de
outras estratégias cognitivas envolvidas no processo de leitura, como ativação de
conhecimentos prévios, formulação e verificação de hipóteses, compreensão global, produção
de inferências. Desse modo, constatamos que a concepção de leitura subjacente aos
pressupostos do processo avaliativo (ENEM) tem fundamentos teóricos de base
sociointercionista, cognitiva e discursiva, considerando a atividade de compreensão como
processo colaborativo, dinâmico e processual, fruto da produção de sentidos construída na
interação entre autor-texto-leitor.
Descrição:
LOPES, D. S. Competência e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de caso. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.