UEPB - Repositório Digital

Competência e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lopes, Damião dos Santos
dc.date.accessioned 2017-01-23T19:13:24Z
dc.date.available 2017-01-23T19:13:24Z
dc.date.issued 2014-10-08
dc.identifier.other CDD 372.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12166
dc.description LOPES, D. S. Competência e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de caso. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo verificar a noção de leitura subjacente à Matriz de Referência da área Linguagem, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através da análise de competência, habilidades e questões de múltipla escolha, identificando se há correspondência entre os pressupostos teóricos desse documento e a materialidade linguística de algumas questões da edição de 2013 do exame. Dentre outros aspectos, este estudo aponta que o (ENEM) põe em prática o que está evidenciado na Matriz de referência, pois os resultados da análise revelam que há uma correspondência entre as questões do caderno de provas de 2013 e cada uma das habilidades analisadas e entre estas e a competência 7, visto que as questões exploram a compreensão textual para além da atividade de decodificação, a partir de uma diversidade de gêneros textuais pertencentes aos domínios discursivos relevantes para avaliarem se o candidato-participante consegue dar conta de outras estratégias cognitivas envolvidas no processo de leitura, como ativação de conhecimentos prévios, formulação e verificação de hipóteses, compreensão global, produção de inferências. Desse modo, constatamos que a concepção de leitura subjacente aos pressupostos do processo avaliativo (ENEM) tem fundamentos teóricos de base sociointercionista, cognitiva e discursiva, considerando a atividade de compreensão como processo colaborativo, dinâmico e processual, fruto da produção de sentidos construída na interação entre autor-texto-leitor. pt_BR
dc.description.sponsorship Fábio Marques de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject ENEM pt_BR
dc.subject Habilidades de leitura pt_BR
dc.subject Competência leitora pt_BR
dc.title Competência e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta