Resumo:
A discussão sobre leitura e escrita desde os tempos remotos tem sido crescente,
uma vez que, as instituições de ensino em sua maioria, visam o desenvolvimento de
atividades fundamentais para promover a aprendizagem do discente, embora, seja
notável a necessidade de conduzir conhecimentos coerentes, os quais demonstrem
compreensões de que elas são ferramentas indispensáveis, e do mesmo modo
instigantes, a ponto de despertar interesse no alunado. Com efeito, o referido
trabalho de conclusão de curso é fruto de uma pesquisa a respeito da leitura e
escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, é interessante analisá-las
em suas dimensões e aplicações como instrumentos vitais ao contexto educacional,
sobretudo no que compete o aprendizado dos educandos. Logo, esse estudo
objetiva identificar de que forma a prática pedagógica do professor pode contribuir
para o desenvolvimento da leitura e da escrita em sala de aula e ao mesmo tempo
identificar nessa realidade se há sugestões de estímulos em classe, com base para
formação de bons leitores e escritores. Primeiramente, apontamos a
contextualização história da leitura e da escrita embasadas em Manguel (1997),
Cagliari (2009), Martins (2003). Em seguida, abordamos as práticas de leitura e
escrita na escola fundamentada em Alves (1999), Teberosky e Colomer (2003).
Seguidamente a leitura e escrita no processo de alfabetização concentrando-se na
concepção de Russo (2012), Soares (2010), Teberosky e Ferreiro (1999) e
finalmente o professor como incentivador da leitura e escrita mirando nos
pensamentos de Solé (1998), Kato (2007), Nóvoa (1992). Como procedimentos
metodológicos empregamos as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. De
imediato o instrumento empregado para o recolhimento de dados foi o questionário.
Os resultados desta pesquisa apontam que a prática pedagógica do docente
contribui para com a aprendizagem da leitura e da escrita e seu desenvolvimento.
Descrição:
SOUZA, I. C. A. de. Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.