Resumo:
O presente estudo propor-se a apresentar breves considerações acerca do livro didático. Entende-se que um bom livro pode contribuir muito para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, desde que haja presença ativa do professor no planejamento do ensino, não cabendo só ao livro essa função. Tendo como objetivo lançar um olhar sobre a comunicação visual do livro didático e investigar seu papel mediador na relação entre criança e o conhecimento. Para isso será apresentado um panorama sobre o histórico do livro didático, seu surgimento e transformações para buscar melhor compreensão da relevância do livro tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Enveredamos por utilizar teóricos como, Lajolo (1996), Bittencourt (2004), Romanatto (2009) entre outros. Que em sua linha de pensamento discute o livro como um instrumento de apoio eficiente no processo da aprendizagem. Podendo auxiliar numa pedagogia de mecanismos para a busca da informação. Na Metodologia fez-se uma pesquisa de cunho Bibliográfico, onde abarcou-se uma breve historização sobre o tema. Tendo como resultado a importância devota do livro na prática dos professores afim de opinar sobre a eficiência e ineficiência no processo da aprendizagem. Conclui-se que o livro didático não pode ser utilizado como muleta para amparar o professor durante seu lecionado. Deve seguir como uma janela para outras considerações de aprendizagem.
Descrição:
GOMES, N. M. O livro didático como instrumento mediador da aprendizagem. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.