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A presente monografia estuda a importância da ludicidade influenciada pelas
heranças africanas, trazendo um breve histórico sobre a situação do negro no Brasil,
desde o período de colonial até os dias atuais, promovendo uma discussão acerca
dos caminhos a serem seguidos para a promoção de um resgate histórico da
importância do negro nas brincadeiras de criança. Num segundo momento a
pesquisa trata das contribuições dos principais teóricos que discorrem sobre a
temática. O foco principal dessa pesquisa é analisar a importância das brincadeiras
na educação infantil, bem como a influência africana nestas brincadeiras que são
reproduzidas por muitas crianças e professores da educação infantil, visando
contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Para tanto,
foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico baseada nas contribuições de:
Wallon(1994), Piaget(2005 – 1995 – 1986 – 1991 – 1973 – 1971), Vygotsky( 1991 –
1988 – 1984), Freyre(1900 – 1987) e Cascudo(1988), entre outros. O referido estudo
corrobora para um processo de construção e valorização da identidade cultural do
negro, bem como, para a compreensão da importância do brincar para a construção
do conhecimento. Ao fim da pesquisa, percebe-se que o desconhecimento dos
brinquedos de origem africana anteriores ao século XIX dificulta o reconhecimento
da influência negra nas brincadeiras de criança, sendo necessário e urgente o
aprofundamento das pesquisas sobre o tema proposto. |
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