Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar com a figura do negro está sendo reproduzida no livro didático, em especial no livro didático do 5º ano trabalhado pela Rede Estadual no Município de Guarabira – PB. Tendo em vista a importância que o livro didático tem na representação do negro em nossa sociedade, o presente trabalho procura expor como atos de preconceito devem ser combatidos dentro da esfera educacional, iniciando no que diz respeito à constituição do livro didático que configura um importante recurso pedagógico em sala de aula. Contudo, a análise com relação à referente Lei nº 10.639 de 2003 que estabelece as diretrizes quanto à composição do livro didático em virtude do currículo oficial da Rede de Ensino com a obrigatoriedade do trabalho em sala de sala de aula baseado na temática "História e Cultura Afro-Brasileira", dentro dos parâmetros e bases da educação nacional. Neste percurso metodológico deve-se levar em consideração o papel do educador que deverá ter seus princípios de uma educação multicultural que deverá ser baseado na inclusão e integração do Afro-descente e de sua história, sem distorção e negação de sua cultura e raça. Dessa forma, a pesquisa foi de caráter bibliográfico a luz dos conhecimentos de autores como: MUNANGA (1988) e (2006); RIBEIRO & GONÇALVES (2012); SILVA (2011); SANTOS (2013) e BITTENCOURT (2004), dentre outros, serviram de base para entender melhor o processo de reestruturação do livro didático nos últimos anos em virtude a temática sobre o Afro-brasileiro e sua história e cultura.
Descrição:
SILVA, K. X. A imagem do negro no livro didático de história do 5° ano "A escola é nossa". 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.