Resumo:
A presente monografia tem por objetivo refletir sobre a efetivação da Lei 10.639/03 na prática
docente e na escola e sua relação direta ou indireta nos currículos dos professores de uma
escola pública no município de Guarabira. Para atingir nosso objetivo fizemos uso do
instrumento de pesquisa, no caso o questionário estruturado com perguntas abertas.
Entendemos que a analise dos dados coletados promoverá um olhar mais próximo desse fazer
docente. Para uma melhor compreensão da realidade foi utilizada a pesquisa bibliográfica,
onde o material bibliográfico utilizado constou de obras impressas nos formatos de livros e
artigos e também fontes virtuais com definições de ensino, prática docente, compreensões de
identidade e preconceito. O produto resultante de nossa pesquisa está organizado em três
momentos, materializados em capítulos cujos temas versam sobre acesso ao ensino, a
implementação da Lei 10.639/2003, o fazer docente na sala de aula e a relação entre a prática
docente e a implementação da Lei 10.639/2003.
Descrição:
FÉLIX, J. B. B. Uma luta do passado historicamente presente: a lei 10.639/2003 na prática docente numa Escola de Ensino Fundamental em Guarabira/PB. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação na Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.