Resumo:
Este trabalho teve com principal objetivo verificar se havia práticas racistas no cotidiano de
uma escola municipal no Estado Paraibano, e, em existindo, verificar que ações afirmativas
estão sendo realizadas para combater essa prática. Desse modo com a finalidade de conhecer a
relação das professoras, do gestor e demais funcionários com os alunos, bem como
compreender o conceito de racismo a partir da contribuição de alguns autores/as, foram
aplicados 06 questionários contendo questões objetivas sobre o conhecimento da lei
10.639/03, a atuação do gestor na escola e a prática das professoras na sala de aula.A natureza
da pesquisa foi bibliográfica e na metodologia optamos pela histórico-cultural. Portanto,
concluiu-se que para combater o racismo na escola será necessário realizar um trabalho
coletivo e participativo envolvendo a comunidade escolar, família e poder público De igual
importância nota-se a necessidade de formação continuada, à luz da Lei 10.639/03, aos
professores/as e gestor/a. Assim procedendo teremos uma educação voltada aos interesses
das crianças, sobretudo das que sofrem o racismo.
Descrição:
SILVA, M. R. da. Compartilhando vivências: entre práticas racistas, naturalização e combate ao racismo. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.