dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações étnico-raciais no cotidiano escolar da “Escola Alegria de Aprender”, trata-se de uma instituição da educação básica e integra a rede pública de ensino da cidade de Cuitegi, Estado da Paraíba. Nele analisamos as relações no tocante ao ensino-aprendizagem, a relação entre professores (as) e alunos (as), como se dão as relações frente ao ensino-aprendizagem, as práticas que envolvem o contato direto entre alunos (as) negros (as) e seus professores (as), também discutimos se no espaço escolar, é aplicada a Lei 10.639/03. Como metodologia da pesquisa, recorremos a autores que trabalham com a temática, tais como Munanga (2005), Cavalleiro (1998), Gomes (2005), Heller (2002), entre outros. Ainda entrevistamos professores/as da referida escola. Outra ferramenta de pesquisa utilizada foram as observações diárias feitas no cotidiano da escola. Por fim, trazemos neste TCC informações da escola observada, mostrando que a mesma se destaca diante das propostas curriculares referentes ao ensino da história/cultura da África e dos afro-brasileiros, buscando sempre dar visibilidade a criança negra e, dessa forma, quebrando com os estereótipos presentes na sociedade brasileira. |
pt_BR |