Resumo:
Esta monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso é fruto de uma
pesquisa bibliográfica e de observações em salas de aulas da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental I, espaços das minhas vivências enquanto professora. Após diversas
observações de episódios racistas no ambiente educativo, pude constatar a sua ocorrência
reiterada, apesar da temática étnico-racial está sendo trabalhada por alguns professores e
professoras nos componentes curriculares. Diante do que convivi, ficou fortalecida a
motivação para a abordagem da temática. Assim, a pesquisa teve natureza qualitativa e a
desenvolvemos utilizando as técnicas de observação orientadas por leituras específicas a
exemplo de Andrade (2001); publicações oficiais do Ministério da Educação (2004);
Cavalleiro ( 2001) e Cruz (1989). Com esta pesquisa, deixo a minha afirmação sobre o
conhecimento insuficiente da Lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do ensino da
História da África e da cultura afro-brasileira no currículo escolar das instituições públicas
e privadas.
Descrição:
Gondim, V. de O. Práticas racistas em sala de aula: ocorrências e propostas de superação. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.