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Literatura afro-brasileira: Betina de Nilma Lino Gomes na sala de aula

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dc.contributor.author Silva, Janecleide Maria da
dc.date.accessioned 2017-02-01T18:24:15Z
dc.date.available 2017-02-01T18:24:15Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12202
dc.description SILVA, J. M. da. Literatura afro-brasileira: Betina de Nilma Lino Gomes na sala de aula. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa fazemos uma amostra de como a Literatura Afro-brasileira pode ser utilizada em sala de aula, levando em consideração que, embora haja hoje bons exemplos de Literatura que enfatize as questões étnico - raciais, e a invisibilidade com que a temática foi tratada por muitos anos, há a necessidade de que a prática educativa enfatize veementemente nas escolas brasileiras a construção das relações étnico-raciais, buscando construir desde a tenra idade uma consciência étnico-racial que minimize as discriminações instauradas na escola e na nossa sociedade.Procuramos fazer uma análise da importância da Literatura Afro-brasileira para a formação das crianças, fazendo a distinção da literatura desenvolvida para as crianças da literatura adulta, mostrando suas controvérsias, e enfatizando o porquê de se trabalhar Literatura nas escolas desde a tenra idade. Fazemos também um retrospecto da Literatura Infantil e situando a Literatura afro no contexto educacional nas escolas brasileiras.Visualizamos um pouco das políticas afirmativas que contribuem para a promoção do ideal de igualdade que sonhamos, e inclusive destacamos a importância da Lei 10.639/2003 como contributiva para a efetivação das políticas que enfatizam a obrigatoriedade do Ensino de História e Literatura Africana nas escolas. Utiliza-se pesquisa qualitativa, e método bibliográfico, tendo por objetivo principal: compreender a importância da literatura na Educação Infantil para a construção da identidade da criança, em especial a afrodescendente, permitindo que o educador reflita acerca das histórias que não abordam as questões étnico-raciais nos livros infantis.Para isso, buscamos aporte teórico em pesquisas, livros e artigos acadêmicos já publicados, de autores renomados como: Munanga (1999), Coelho(2000), Santos(2008). Moura (1983), Marinho(2014) Cagneti 1997), Cunha(1992), Lajolo e Zilberman(1991), Freire(2008), Ferrero(1990), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil(1998), Martins e Munhoz(2007), Vila Nova e Campos(2010). Ainda enfatizamos a importância da Lei 10. 639/2003, como importante instrumento na efetivação das políticas públicas educacionais que promovem a construção da identidade étnico-racial brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eveline Alvarez dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Igualdade pt_BR
dc.title Literatura afro-brasileira: Betina de Nilma Lino Gomes na sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


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