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Nesta pesquisa fazemos uma amostra de como a Literatura Afro-brasileira pode ser
utilizada em sala de aula, levando em consideração que, embora haja hoje bons
exemplos de Literatura que enfatize as questões étnico - raciais, e a invisibilidade
com que a temática foi tratada por muitos anos, há a necessidade de que a prática
educativa enfatize veementemente nas escolas brasileiras a construção das
relações étnico-raciais, buscando construir desde a tenra idade uma consciência
étnico-racial que minimize as discriminações instauradas na escola e na nossa
sociedade.Procuramos fazer uma análise da importância da Literatura Afro-brasileira
para a formação das crianças, fazendo a distinção da literatura desenvolvida para as
crianças da literatura adulta, mostrando suas controvérsias, e enfatizando o porquê
de se trabalhar Literatura nas escolas desde a tenra idade. Fazemos também um
retrospecto da Literatura Infantil e situando a Literatura afro no contexto educacional
nas escolas brasileiras.Visualizamos um pouco das políticas afirmativas que
contribuem para a promoção do ideal de igualdade que sonhamos, e inclusive
destacamos a importância da Lei 10.639/2003 como contributiva para a efetivação
das políticas que enfatizam a obrigatoriedade do Ensino de História e Literatura
Africana nas escolas. Utiliza-se pesquisa qualitativa, e método bibliográfico, tendo
por objetivo principal: compreender a importância da literatura na Educação Infantil
para a construção da identidade da criança, em especial a afrodescendente,
permitindo que o educador reflita acerca das histórias que não abordam as questões
étnico-raciais nos livros infantis.Para isso, buscamos aporte teórico em pesquisas,
livros e artigos acadêmicos já publicados, de autores renomados como: Munanga
(1999), Coelho(2000), Santos(2008). Moura (1983), Marinho(2014) Cagneti 1997),
Cunha(1992), Lajolo e Zilberman(1991), Freire(2008), Ferrero(1990), Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil(1998), Martins e Munhoz(2007), Vila
Nova e Campos(2010). Ainda enfatizamos a importância da Lei 10. 639/2003, como
importante instrumento na efetivação das políticas públicas educacionais que
promovem a construção da identidade étnico-racial brasileira. |
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