Resumo:
Nesta monografia fazemos uma análise crítica e reflexiva acerca da criança negra no espaço escolar. Para tanto buscamos em um primeiro momento delinear a trajetória histórica do negro/a na sociedade brasileira no pós-abolição da escravatura, entendendo quais elementos foram de extrema relevância para sua exclusão da sociedade que em fins do século XIX e inicio do XX buscava se delinear sob um paradigma eurocêntrico permeado de princípios normatizadores que tirava do/a negro/a oportunidade de ascensão social, o que acarretou enormes prejuízos para aqueles/as que se viram desprotegido/as e sem nenhuma perspectiva de futuro, isso também ocorreu no que tange a educação pois nesse mesmo período a criança negra não teve oportunidade de um ensino que a valorizasse como pessoa humana de direito. Em um segundo momento analisamos a Lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade nas escolas brasileiras e paraibanas trazendo como enfoque as duas escolas espaços da pesquisa, que foram as Escolas África do Sul e a Escola África do Norte no município de Gurinhém- PB. No terceiro e último momento continuamos com a análise das duas escolas campo da pesquisa utilizando de entrevistas para conhecer a realidade de ambas e entendendo como se dá a exclusão/inclusão das crianças negras, de modo a compreender o ensino nesses espaços, e se há preocupação para com a educação étnico-racial.
Descrição:
SILVA, J. R. A. da. A educação étnico racial na rede pública municipal de Gurinhém-PB: um processo em construção. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.