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Este trabalho apresenta algumas considerações acerca da literatura infantil no Brasil, trazendo
um breve estudo sobre suas origens e evoluções, referente à representação dos personagens
negros e as obras de Monteiro Lobato até os escritores que vieram posteriormente e um relato
de minha experiência com personagens negras na turma da Educação Infantil. Teve como
objetivo geral,refletir a importância da literatura infantil com personagens negros como um
recurso pedagógico que contempla a diversidade cultural e étnica e como um recurso
importante na construção da identidade, bem como na autoestima da criança negra. Para tanto,
foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo com o intuito de investigar como
estava sendo trabalhada a literatura infantil na prática pedagógica da professora do Infantil IV,
na Escola Municipal Carlos Martins Beltrão, localizada na cidade de Alagoinha-PB. Os
instrumentos que fundamentaram o trabalho foram obtidos através de uma pesquisa
documental voltada para a educação étnico-racial, dentre eles: a Lei Federal 10.639/03; a
História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil e as Orientações
Curriculares e as Expectativas de AprendizagemÉtnico-Racial para a Educação Étnico Racial
na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. E uma pesquisa bibliográfica dentre os
autores: Andrade (2005), Cavalheiro (2000), Castilho(2004), Gomes(2002), Jovino(2006),
Lajolo(1988), entre outros.A partir dos dados coletados constatamos a importância de
trabalhar na Educação Infantil, com livros de literatura infantil afro-brasileira,no sentido de
apresentar uma proposta de superação de práticas eurocêntricas carregadas de preconceito e
discriminação racial em relação aos negros e poder contribuir para a construção da identidade
e a autoestima da criança negra. |
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