Resumo:
Esta pesquisa objetiva analisar a importância do lúdico e sua contribuição nos
processos de aprendizagens na educação Infantil. Inicialmente apresentaremos
concepções de criança e de educação infantil fundamentados em Angotti (2010),
Friedmann (2006) e Kishimoto (2010). Num segundo momento caminhamos pela
história da educação infantil, buscando identificar como a criança vem sendo
percebida social e culturalmente. Logo procuramos embasamento teórico em Faria
(1999), Kramer (2005), Maluf (2009) entre outros. Num terceiro momento abordamos
as características do desenvolvimento infantil na faixa etária dos zero aos três anos
de idade, assim recorremos as contribuições de Maluf (2009), Santos e Cruz (2010).
Num quarto momento abordaremos as concepções do brincar através dos tempos.
Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico a
pesquisa bibliográfica, que de acordo com Carvalho (1989) é uma busca de
informações a diversas fontes escritas procurando obter dados a respeito do tema
em questão. Os resultados desta pesquisa revelam a necessidade dos professores
da educação infantil deter o conhecimento de como a criança se desenvolve e
vivencia as suas diversas fases de aprendizagens. Assim como também contribuir,
na ação pedagógica profissional desse educador, no sentido do mesmo contemplar
o lúdico como atividade inerente a educação infantil.
Descrição:
FLORES, C. D. A importância do brincar para o desenvolvimento
da criança de 0 a 3 anos. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.