Resumo:
Os incalculáveis usos das novas tecnologias decorrem do surgimento de uma nova geração e
também de uma nova realidade, o que certamente contribuiu para a alteração do ritmo das
transformações socioespaciais, principalmente no que se refere aos conceitos de tempo e espaço.
Pode-se dizer ainda que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), têm se apresentado
como possibilidades de democratização do acesso à informação, o que, apesar dos benefícios, é
permeado por conflitos e desafios. Considerando-se a geografia (área de conhecimento e disciplina)
como um componente curricular que constitui o ciclo básico da educação brasileira, a disciplina
geográfica assumiu determinada possibilidade no intuito de contribuir para com a formação de
indivíduos conscientes, críticos e aptos a desenvolver a condição de cidadão participativo. O artigo
científico em questão construído sob a forma de estudo de caso foi realizado por meio de análise e
discussão acerca do uso das novas tecnologias no ensino da disciplina de geografia, ministrada na
Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, localizada na cidade de
Belém, município do estado da Paraíba, Brasil, Este estudo buscou Identificar a interação dos
alunos com os meios tecnológicos de comunicação e informação dentro e fora da escola assim
como abordar a estrutura da mesma e verificar se os professores de Geografia utilizam em suas
aulas recursos tecnológicos como ferramentas metodológicas para o desenvolvimento da
aprendizagem de forma dinâmica e interativa. Por meio da pesquisa, foi possível compreender que a
geografia, área de conhecimento consolidada e respeitada, precisa de investimentos precisos, o que
não se refere apenas a recursos financeiros, mas, principalmente, ao empenho por parte de toda a
comunidade escolar em prol de um aprendizado de qualidade e condizente com a realidade
sociomundial.
Descrição:
OLIVEIRA, K. R. M. de. A utilização das novas tecnologias no ensino da geografia:
estudo de caso realizado na Escola Estadual Engenheira
Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.